Quando terei resultados com as mídias sociais?

Ontem vi um ótimo artigo de Silvio Tanabe, consultor da Magoweb Marketing Digital e Soluções para Internet, no Mundo do Marketing e resolvi trazer aqui pro blog da i9 com algumas percepções minhas, pois este é um assunto recorrente com que as empresas estão sempre se preocupando. É nítido o movimento das empresas para as redes sociais. Algumas estão se dando muito bem, principalmente no Twitter, e é cada vez maior o número de empresas que tomam a consciência de que elas não podem demorar para participar das redes sociais. As estatísticas também ajudam muito nessa inserção das empresas nas mídias sociais. O número de usuários do Twitter aumentou 1.600% entre julho de 2008 e 2009, sendo que os brasileiros são os que passam mais tempo “tuitando” (cerca de 41,5 minutos por mês de acordo com pesquisa da ComScore). Somente em São Paulo, 45% da população já participa de alguma rede social, índice que aumenta para 75% entre os jovens entre 18 e 24 anos (Ibope Mídia). Nas empresas, segundo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NTT/URFJ), 74% dos pesquisados planejam participar das mídias sociais nos próximos 12 meses. Assim, qual empresa não quer entrar nessa nova onda?

Pois é, mas o grande problema se resume naquele velho ditado: “A pressa é inimiga da perfeição”. E por que com as mídias sociais seria diferente? É muito comum as empresas se interessarem pelas mídias sociais visando um resultado imediato, retorno sobre investimento em pouquíssimo tempo e aumento de suas vendas no curtíssimo prazo. Já ouvimos de muitos clientes: “Só vou entrar nas mídias sociais se o retorno em vendas for imediato”, e por aí vai. A mesma pesquisa da UFRJ também afirmou isso: 49% dos pesquisados já entram nas mídias sociais querendo “faturar” de alguma forma: insistem em oferecer seus produtos nas comunidades, fazem propaganda descarada nos blogs, enviam mensagens comerciais sem permissão. Ou, por outro lado, participam dessas mídias sem propósito definido, simplesmente “por participar”, para fazer parte e ver o que acontece.

Só que como não é assim que as coisas funcionam as consequências aparecem: conteúdo irrelevante, propaganda demais, foco de menos e, pior, a reação contrária dos internautas, que pode ir da indiferença à indignação. E no final das contas ainda colocam a culpa na tal de “Mídia Social”. Por isso ainda se ouve que os índices de sucesso nas redes sociais estão abaixo do que poderiam estar. A culpa não é das mídias sociais, a culpa é da forma como a empresa está utilizando as mídias sociais. De nada adianta termos em nossas mãos ferramentas poderosíssimas de mídia social se não sabemos utilizar. Ou ainda se não temos quem saiba utilizar.

Que tal fazer as coisas com calma, com planejamento e visão de longo prazo? Pode ter certeza que esse é o caminho mais seguro e assim a sua empresa pode ter sucesso e maior potencial para gerar resultados. Silvio Tanabe descreve alguns aspectos a serem levados em conta neste sentido e que coloco abaixo:

  • Entenda como as mídias sociais funcionam: Comunidades, blogs e Twitter possuem uma dinâmica própria, que só são compreendidas quando se faz parte delas. Portanto, antes de delegar a tarefa a terceiros, é essencial que você participe para ter uma noção mais clara sobre as regras de conduta e formas de abordagem mais apropriadas. Uma das primeiras coisas que descobrirá, por experiência própria, é porque ninguém nesse meio gosta de vendas diretas.
  • Entenda como o seu público-alvo interage: Estude como seus clientes, consumidores ou prospects participam das mídias sociais. Eles a utilizam para conhecer a opinião de outras pessoas sobre o seu produto, para reclamar ou elogiar? Estão interessados em assuntos profissionais ou pessoais? Quais os sites mais freqüentados (Orkut, Facebook, Sonico, MySpace, Via6, Linked In, Plaxo etc.)? E se não participam, isso ocorre por falta de tempo, interesse ou dificuldade em acompanhar estas novidades? O que os motivaria a fazer parte de uma rede social?
  • Defina a estratégia: As etapas acima são fundamentais para o passo seguinte, definir a estratégia de atuação, que pode se dar em três níveis principais: canais relacionamento (atendimento a reclamações, esclarecimento de dúvidas, interação com clientes e consumidores), comunicação (divulgação de lançamentos ou atualizações de produtos, informações práticas) ou campanhas de fidelização (promoções exclusivas para quem participa ou segue em suas comunidades, blogs ou Twitter). Independente da escolha, é essencial atuar de forma integrada a outras iniciativas de marketing utilizadas pela empresa, sejam online (website, e-mail marketing, links patrocinados, banners) ou offline (anúncios, mala direta, assessoria de imprensa etc.)
  • Crie um diferencial: Só participar não é o bastante. É preciso participar de forma diferenciada. Seja por meio de conteúdo exclusivo, promoções especiais ou atendimento personalizado. É a melhor maneira de conquistar atenção, fidelidade do público e, principalmente, fazer com que as suas iniciativas sejam divulgadas pelos próprios participantes por meio do boca a boca.
  • Tenha objetivos claros e mensure os resultados: Uma das grandes vantagens do marketing digital é dispor de recursos que permitem mensurar os resultados das mais diversas formas. Use isso a seu favor, estabelecendo objetivos e metas claros para cada mídia social. Uma dica para facilitar a tarefa é canalizar as ações das mídias sociais no site da empresa. Por exemplo, em uma promoção pelo Twitter, faça com que os internautas tenham de visitar o site para conhecer as regras ou os prêmios. Dessa forma, é possível mensurar em detalhes a audiência (região de proveniência dos visitantes, duração) e o tráfego (páginas mais visitas) do site e relacioná-los com a receptividade da campanha. É também uma forma dos internautas conhecerem mais sobre a sua empresa e outros produtos oferecidos.

No post anterior tem um vídeo bem interessante sobre Social Media ROI. Vale a pena assistir e refletir junto com o texto acima. Pense que é a sua marca que está em jogo e que para não errar ou fazer feio é preciso planejar e não ter pressa. Fazer um bom trabalho é essencial para o sucesso da empresa nas mídias sociais.

 

Fonte: http://www.i9business.com/quando-terei-resultados-com-as-midias-sociais/

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