Kanban para Design Gráfico e User Experience (UX) usando Scrum

A cada 25 palestras que você participa, com certeza 30 vão falar de Scrum e não tenho dúvidas que o tema de todos os eventos nem era Scrum. :D

E uma ferramenta importante no Scrum, é o Kanban, que eles insistem em querer fazer um formato digital, mas nada tão simples e interativo como o tradicional onde todos olham o tempo todo, sem necessidade de login, senha, abrir navegador, alt+tab e etc.

Porém todos os kanban que vejo, são bem feios, alguns dão até medo e em muitos casos acabam poluindo o local de trabalho.

Com isso, a galera do Design da empresa onde trabalhamos fez uma proposta de 3 tipos de quadros kanban.

Kanban UX

Leia o restante do artigo e baixe o arquivo em PDF com autorização para mudar no Illustrator.

 

1. Kanban para UX

Na nossa primeira experiência com o Kanban, utilizamos o modelo da imagem abaixo, nele todas as etapas do método de Design, desde da Compreensão (Briefing) até Look&Feel e Design Final estavam distribuidas sem distinção na coluna de “Em Andamento”.

Este mostra os entregráveis ao lado, principalmente para quem está iniciando, é bem importante observar.

UX

Download Kanban UX  (PDF)

Depois de um tempo, percebemos que este primeiro kanban não nos ajudava a ter uma noção muito clara de onde estávamos em cada tarefa.

2. Kanban para UX – Incremental

Com a experiência de uso, vimos a necessidade em dividir em mais etapas, de acordo com o método de Design de UX que utilizamos. Com isso, criamos um novo Kanban como é mostrado abaixo.

A área de Design cria software, sites, intranet, extranet e são muitos clientes internos de diversas áreas.

Como a área de Design funciona como um pool de recursos para todos os projetos da empresa, analisamos que o Scrum “clássico” ainda não se adapta as nossas necessidades de acordo com os processos internos. Mesmo assim optamos por utilizar uma ferramenta que o Scrum também utiliza que é o Kanban.

O kanban abaixo é bem mais detalhado nele os post-its ficam cada um na sua fase do projeto. Procuramos mostrar o que siginifica cada fase e algumas ferramentas e entregáveis que podem ser utilizadas, um resumo do nosso método.

ux-detalhado

Download kanban UX – Incremental (PDF)

3. Kanban para Design Gráfico/Comunicação

Nossa área é como se fosse uma agência dentro de uma empresa e dividimos em 2 partes, Designer Gráfico/Comunicação e User Experience e também fizemos um quadro especial para quem trabalha mais na parte gráfica e comunicação.

No lado esquerdo colocamos alguns tópicos da identidade visual alguns pontos importantes da estratégia de branding que precisam ser analisados antes e durante a execução do projetos de Design Gráfico/Comunicação.

Designer Gráficono

Download Kanban – Designer Gráfico e Comunicação (PDF)

Ps.: Créditos extras para o Georges e  o Juliano na criação dos nossos experimentais kanbans! sintam-se a vontade para críticas e ideias para melhora-los.

——————————–

Atualizaçao:

Acabamos deixando de dizer como e com que materiais fizemos realmente o nosso kanban. Entao segue…

O quadro de suporte fizemos com a metade de uma placa de dayfoam, as partes impressas foram feitas com impressora jato de tinta comum em papel sulfite A4, depois foi só recortar e colar com cola bastão sobre a placa.

As linhas que dividem a coluna foram feitas depois de tudo e a lápis, assim podemos inclusive reaproveitar a mesma placa quando mudamos do primeiro para o segundo tipo de kanban, que tinha bem mais colunas.

 

Fonte: site dubaralho (http://www.dubaralho.com.br)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s