Google Wave, o que é e porque é importante

Tela inicial do Google Wave

O Google Wave[bb] é como um cliente de mensagens instantâneas muito poderoso. A comunicação é síncrona, todos os envolvidos numa discussão veêm em tempo real o que você escreve. Os waves, que são as conversas nesta plataforma, podem ter elementos colaborativos multimídia como mapas, enquetes, vídeo, áudio, aplicativos[bb].

Imagem de conversa por e-mail O e-mail é um meio de comunicação arcaico. Criado em 1971, foi pensado como uma metáfora das cartas em papel enviadas pelo correio, o objetivo era trocar mensagens curtas de texto, entre computadores pouco poderosos, em conexões lentas, de maneira assíncrona – você pode esperar uma hora, ou um mês, para responder uma mensagem – e com poucos participantes – uma discussão com mais de 10 pessoas pode se tornar um martírio de identação, citações multicoloridas, códigos com cabeçalhos de remetentes e destinatários (veja imagem ao lado).

O Google Wave foi criado para a infraestrutura Internet moderna. Com recursos multimídia integrados, plataforma de aplicativos, projetado para computadores capazes de reproduzir vídeo e áudio conectados em banda larga, possibilitando comunicação síncrona – em tempo real – entre 2 ou centenas de pessoas de maneira fluente, com colaboração integrada. Se você vai redigir um documento com alguém, não precisa ficar trocando anexos numa confusão de versões e datas em que um pode arruinar parte do trabalho do outro.

Por enquanto você precisa conseguir um convite para testar o Wave, assim como foi no início do Gmail e orkut. Você pode conseguir pedindo pra algum amigo que já esteja usando a plataforma ou fazendo um pedido público no Twitter.

O Google Wave não pretende matar o e-mail, são meios diferentes, o Wave é uma plataforma inovadora de comunicação e colaboração, que ainda precisa entrar no dia-a-dia das pessoas, como aconteceu com o telefone, e-mail, instant messenger e redes sociais[bb]. Quando essa mudança acontecer, tudo será diferente, como sempre foi.

 

Fonte: http://marcogomes.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s