HOW TO: O webdesigner se dar bem nas empresas..

Sete hábi­tos para você se dar bem como web desig­ner de uma empresa:

1. Ame o que você faz
2. Nunca pare de apren­der
3. Especialize-se
4. Monte um port­fo­lio mata­dor
5. Network, network, network
6. Geren­cie seu tempo
7. Cons­trua sua reputação

 

Gran­des cli­en­tes e sites com milha­res de pági­nas e milhões de aces­sos é algo que a mai­o­ria dos fre­e­lan­cers não pos­suem em seus port­fo­lios. Tire van­ta­gem disto!

O desig­ner Andy Budd escre­veu há algum tempo um artigo sobre os 7 hábi­tos de um bem suce­dido web desig­ner fre­e­lan­cer. Pois o relato abaixo é uma ver­são de um artigo do desig­ner Scott Gledhill na mesma linha dos “7 hábi­tos”, mas do ponto de vista de um web desig­ner que tra­ba­lha em uma empresa (peque­nas agên­cias de fundo de quin­tal, times de desen­vol­vi­mento de cor­po­ra­ções finan­cei­ras ou até gran­des empre­sas de mídia).

O texto a seguir é uma ver­são de um artigo do desig­ner Scott Gledhill na mesma linha dos “7 hábi­tos”, mas do ponto de vista de um web desig­ner que tra­ba­lha em uma empresa.

Ame o que você faz

Polí­ti­cas empre­sa­ri­ais, geren­tes que não tem a mínima noção do que você faz, cole­gas sem ins­pi­ra­ção e nerds luná­ti­cos (por favor, nin­guém se ofenda) são algu­mas das coi­sas com as quais você vai ter de lidar no dia-a-dia do tra­ba­lho. O seu local de tra­ba­lho é um dos pou­cos luga­res onde você terá de con­vi­ver com pes­soas que não te inte­res­sam ou que não se inte­res­sam pelas mes­mas coi­sas que você.

Quando você não esti­ver lidando com este tipo de gente, você poderá mer­gu­lhar em algum tra­ba­lho inte­res­sante que irá lhe man­ter ins­pi­rado e moti­vado pelo resto do dia. Se você for um dos pou­cos sor­tu­dos que exis­tem neste mundo das agên­cias, isto poderá ser um dia intei­ri­nho, mas — assim como na vida de fre­e­lan­cer — sem­pre vai haver uma série de coi­sas cha­tas que se pre­cisa ter­mi­nar antes de entrar na parte diver­tida do trabalho.

Estas coi­sas diver­ti­das serão res­pon­sá­veis por fazer com que você se levante todos os dias para ir tra­ba­lhar e que farão o seu dia ter valido a pena. Se estes momen­tos de diver­são come­ça­rem a desa­pa­re­cer e o seu dia inteiro come­çar a se tor­nar chato e enfa­do­nho então che­gou a hora de fazer alguma coisa dife­rente. Está na hora de uma mudança. Isto sig­ni­fica ir para o mundo fre­e­lan­cer ou mudar de depar­ta­mento ou mesmo de empresa?

Inde­pen­dente das opções, nunca seja aquela pes­soa que bate o car­tão às 9:00 e às 18:00 sem ter nada de posi­tivo a dizer sobre o dia que pas­sou. Você deve sem­pre gos­tar do que você faz, inde­pen­dente do fato de tra­ba­lhar para você mesmo ou para outra pessoa.

Nunca pare de aprender

RSS, livros e blogs de sua área devem ser as mai­o­res refe­rên­cias para o web desig­ner que tra­ba­lha em uma agên­cia para man­ter suas habi­li­da­des afi­a­das e, prin­ci­pal­mente, rele­van­tes para o mer­cado. Esta indús­tria é rápida demais o que faz com que o apren­di­zado e troca de idéias cons­tante sejam abso­lu­ta­mente imprescindíveis.

Uma grande van­ta­gem de se tra­ba­lhar em uma agên­cia está nos recur­sos huma­nos que você tem á dis­po­si­ção para “sugar” conhe­ci­mento. Você pode estar tra­ba­lhando em um setor muito espe­cí­fico com um escopo res­trito e fazendo sem­pre as mes­mas coi­sas, mas ainda assim pode extrair de cada um dos seus cole­gas o que de melhor eles pos­suem. Um pode ser um guru em javas­cript e outro saber tudo sobre ajax. Faça mui­tas per­gun­tas e des­cu­bra manei­ras de usar os conhe­ci­men­tos deles em seu favor. Este tipo de apren­di­zado ajuda a criar uma sen­sa­ção de “sin­to­nia fina” nos seus pró­prios conhecimentos.

Especialize-se

Já vai longe o tempo dos web­mas­ters, aque­las pes­soas que eram res­pon­sá­veis por abso­lu­ta­mente tudo no desen­vol­vi­mento de fer­ra­men­tas web. Hoje em dia o melhor a se fazer é ter um emba­sa­mento bas­tante sólido em algu­mas pou­cas áreas. Em uma grande empresa isto nor­mal­mente sig­ni­fica se focar no web design e pro­cu­rar ter uma visão geral do pro­cesso como um todo, mas as res­pon­sa­bi­li­da­des de pro­gra­ma­ção não devem estar sob sua responsabilidade.

Ana­li­sando ape­nas a ques­tão “CSS” vere­mos que exis­tem mui­tas habi­li­da­des envol­vi­das para se pro­du­zir um web­site pro­fis­si­o­nal e de qua­li­dade: com­pa­ti­bi­li­da­des entre brow­sers, conhe­ci­mento de regras semân­ti­cas, aces­si­bi­li­dade, SEO e arqui­te­tura da infor­ma­ção em gran­des pro­je­tos. Sem­pre é bom absor­ver o conhe­ci­mento daque­les que nos cer­cam, mas você nunca poderá ser um expert em todas estas áreas.

Monte um port­fo­lio matador

Esta é a parte mais com­pli­cada quando se tra­ba­lha em uma agên­cia ou depar­ta­mento de uma grande empresa. O seu tra­ba­lho ser­virá como port­fo­lio por um período muito pequeno pois pro­va­vel­mente come­çará a ser alte­rado por várias pes­soas em seguida ao seu lan­ça­mento (ou mesmo antes de ir ao ar).

Use estas mudan­ças rápi­das como uma van­ta­gem! Você pode con­ti­nuar a incre­men­tar algo que já foi lan­çado, cri­ando novas fun­ci­o­na­li­da­des por exem­plo e adi­ci­o­nar tudo isto ao seu cur­rí­culo quando for apli­car para uma vaga em outra empresa. Melhor do que ter uma lista inter­mi­ná­vel de URLs de sites que você criou é ter uma lista de coi­sas que você fez em pro­je­tos em que par­ti­ci­pou. Você é um desig­ner… crie apre­sen­ta­ções que valo­ri­zem os seus trabalhos.

Gran­des cli­en­tes e sites com milha­res de pági­nas e milhões de aces­sos é algo que a mai­o­ria dos fre­e­lan­cers não pos­suem em seus port­fo­lios. Tire van­ta­gem disto!

Outro aspecto impor­tante é criar o seu pró­prio web­site ou blog uti­li­zando todos os conhe­ci­men­tos que você pos­sui. Isto ajuda a pro­var que você sabe fazer o que diz em seu cur­rí­culo e ajuda a se livrar da res­pon­sa­bi­li­dade por coi­sas abo­mi­ná­veis que mui­tas vezes tem de fazer em pro­je­tos para a empresa onde trabalha.

Network, network, network

As vezes esque­ce­mos que em gran­des com­pa­nhias exis­tem outros depar­ta­men­tos. Pro­cure conhe­cer as outras áreas, se rela­ci­o­nar com elas, se fazer notar.

Estes outros depar­ta­men­tos podem repre­sen­tar chan­ces de conhe­cer melhor a empresa onde você tra­ba­lha e a indús­tria como um todo. Web desig­ners tem a ten­dên­cia de verem ape­nas os pro­ble­mas em esca­las meno­res, mas é extre­ma­mente impor­tante “dar um passo atrás” e ver as coi­sas de uma maneira mais ampla. Por­que o pes­soal do mar­ke­ting não se inte­ressa por Web Stan­dards? Existe uma razão lógica ou é ape­nas pelo fato de nin­guém ter expli­cado de maneira que eles enten­dam os bene­fí­cios que teriam? Conheça e entenda as neces­si­da­des e pre­o­cu­pa­ções de todas estas pes­soas e veja como os seus dias serão bem mais tranqüilos.

Algum dia estas pes­soas irão dei­xar a empresa para tra­ba­lhar em outro lugar. É sem­pre bom ter pes­soas que conhe­çam o nosso tra­ba­lho empre­ga­das em vários luga­res e sendo ver­da­dei­ros “olhei­ros” de novas oportunidades.

Geren­cie seu tempo

É extre­ma­mente fácil de se dis­trair no tra­ba­lho e não ser tão efi­ci­ente quanto se gos­ta­ria de ser. Ler tone­la­das de e-mails, ir a reu­niões des­ne­ces­sá­rias, tomar cafe­zi­nho com cole­gas, rece­ber liga­ções a todo minuto, tudo isto pode fazer com que seu dia acabe em um pis­car de olhos sem que você tenha feito nada do que havia se pla­ne­jado (ou pior, que seu gerente havia planejado).

É impor­tante que você con­siga ficar em sua mesa e con­siga real­mente tra­ba­lhar de vez em quando, espe­ci­al­mente se outras pes­soas depen­dem do seu tra­ba­lho. Não fique che­cando seus e-mails a cada minuto e blo­queie deter­mi­na­dos horá­rios em seu calen­dá­rio (pro­va­vel­mente o Outlook) para você mesmo para que nin­guém “roube” seu pre­ci­oso tempo com algum pedido de reu­nião. Use seus fones de ouvido (mesmo que não esteja ouvindo nada) para com­pen­sar a falta de pri­va­ci­dade dos cubículos.

Cons­trua sua reputação

Uma maneira de apro­vei­tar o dia no tra­ba­lho é cons­truindo sua repu­ta­ção e se tor­nando uma pes­soa com quem todos que­rem trabalhar.

A cada dia novas opor­tu­ni­da­des sur­gi­rão lhe pro­por­ci­o­nando manei­ras de apren­der novas coi­sas sobre o Mer­cado e manei­ras de aper­fei­çoar suas espe­ci­a­li­da­des. Todas as pes­soas que dei­xam a sua mesa terão alguma per­cep­ção sobre você. Todas estas pes­soas irão cru­zar nova­mente com você em algum momento, em alguma empresa ou quando você esti­ver pro­cu­rando tra­ba­lho como fre­e­lan­cer e é sem­pre bom quando se pode encon­trar pes­soas que tive­ram uma boa per­cep­ção a nosso respeito.

 

Extraído do Blog do marcosnahr

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s